EE Prof. Renato Angelini, de Botucatu, vence o Concurso de Música ‘Faça (a sua) Parte’ 2025


12/09/2025 – SÃO PAULO – “Temos o poder nas mãos, então pra que esconder? Abrindo os olhos, vejo, enfim, a esperança. Vamos todos lutar juntos pra alcançar a mudança. Faça o que é justo agora antes que vire lembrança. Violência não traz nada. Preste bem atenção. Os Direitos são a chave para a solução. Igualdade é algo bom que todos irão gostar. Paz, justiça e equidade nunca podem faltar”. 

A canção ‘Musicando a Razão”, das alunas Andréia Rikeilla Souza de Araujo, Juliana Hessel e Yohannah Dias Oliveira, sob a orientação da Professora Priscila Rosa De Almeida Scremin, da Escola Estadual Professor Renato Angelini, de Torre das Pedras, região de Botucatu, foi a grande vencedora do Concurso de Música ‘Faça (a sua) Parte’ 2025.

Transmitida ao vivo no canal oficial do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) no YouTube, a premiação aconteceu na sexta-feira (12/9), no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, na Capital. A cerimônia foi promovida pela Corte de Contas paulista, por meio da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), e em parceria com as Secretarias de Estado da Educação e da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), com a Escola de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza e com a empresa Multiplan.

Na oportunidade, os três grupos finalistas do Concurso que passaram por todo processo de seleção apresentaram suas canções inéditas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tema do certame deste ano. A música vencedora foi anunciada após a votação realizada por estudantes da Rede Pública de Ensino presentes na plateia.

Completaram o pódio, em segundo lugar, a EE Cultura e Liberdade, de Marília, com a música ‘Cinzas do ar’, de autoria dos alunos Arthur Ramos Garcia, Pedro Emmanuel Alves da Silva e Lívia Gadelha Ruoso, sob orientação da Professora Valéria Guimarães Nunino Scalice. E, em terceiro, a EE Afonso Cáfaro, de Fernandópolis, que apresentou a música ‘Se liga na consciência’, de autoria dos alunos Breno do Nascimento Felix, Lucas Bertão Fagundes e Manoel Gomes Buraschi, orientados pelo Professor Pedro Henrique Fioroli de Só.

Os vencedores, incluindo alunos e professores, receberam como prêmio troféus, notebooks e tablets.

Confira a íntegra da premiação no canal oficial do TCESP no YouTube por meio do link: https://go.tce.sp.gov.br/6nb1md 

. A Final

Uma competição para ficar marcada na história de todos os presentes no encontro. A disputa reuniu ingredientes de emoção, com alegria, tensão e nervosismo, mas com o sentimento de missão cumprida e o recado dado com mensagens importantes à sociedade para a promoção de um mundo melhor e cada vez mais sustentável.

A Final do Concurso de Música ‘Faça (a sua) Parte 2025’ no Teatro Sérgio Cardoso reuniu representantes da Corte, além de autoridades da área da Educação, estudantes e professores da Rede Pública de Ensino.

A abertura dos trabalhos foi conduzida pela Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes. “O TCESP tem um grande enorme orgulho de participar de iniciativas como essa. O nosso trabalho é fiscalizar os recursos públicos, mas além de fiscalizar, temos a nossa vertente pedagógica. Além de orientar os jurisdicionados, a nossa vertente pedagógica é criar sementes de esperanças nas pessoas, nos jovens, para que tenhamos um futuro melhor”, destacou a Presidente da Corte.

Na sequência, os parceiros e os organizadores do evento destacaram a importância do concurso e parabenizaram os alunos e estudantes pela iniciativa.

“Nós sabemos que não só a música, mas as demais linguagens têm o poder de transformar a vida das pessoas, sobretudo quando é pautada em temas tão relevantes como a sustentabilidade”, disse o Diretor Geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Glaucio Franca.

“Parabenizo todos os participantes que tiveram a ousadia de criar e o engajamento para produzir arte, coisas que possam fazer com que nós, gestores públicos, possamos escutar, refletir e cada vez mais conceder espaços de participação social para que possamos entregar melhores produtos e serviços a toda a sociedade”, ressaltou o Coordenador do Observatório do Futuro do TCESP, Leandro Luís dos Santos Dall'Olio.

“O propósito aqui é sensibilizar vocês, estudantes e, também, o professor. Pensamos, desde o começo, incluir a figura do professor em todos os concursos. Eu pude ver ontem (ensaio técnico), o carinho com que vocês trataram os alunos, o que demonstra o compromisso de vocês com a sala de aula em compartilhar o conhecimento. Então, os meus parabéns também vão a vocês, sintam-se também presentes nesta competição”, disse a Diretora da EPCP, Bibiana Camargo.

“O protagonismo, a oratória, a liderança, tudo isso que vocês precisaram desenvolver vão caminhar com eles nesta jornada. Então, professores, foram vocês que promoveram isso. [...] Parabéns por conseguirem levar os nossos alunos, enquanto indivíduos a entenderem que eles podem muito mais do que eles fazem na sala de aula” Subsecretária da EFAPE, Daniela Tessele Giacomo.

“Nós precisamos de cidadãos que vão assumir a sociedade no nosso lugar. Essa geração vai passar e vocês (estudantes) assumirão a sociedade. Então, participem da fiscalização, da implementação de novas políticas, se envolvam. Nós precisamos de vocês”, ressaltou o Subsecretário de Gestão Corporativa, Daniel Scheiblich Rodrigues. 

“A música tem um papel muito importante na nossa vida e, também, pode ser uma ferramenta de educação. Hoje estamos aqui para testemunhar esse momento. Quero parabenizar todos os que participaram, aqueles que não puderam estar presentes entre os finalistas. Um parabéns especial para os alunos que estão aqui e aos professores. Todos são campeões”, disse a Procuradora-Geral de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres.

A cerimônia ainda contou a apresentação especial da servidora do TCESP e solista do Coral da Corte, Gabriela Giardino Costa Bernardino, que acompanhada do Maestro do Coral e Subtenente, Jeimes Henrique Mota, cantou a música ‘Cores do Vento’, do filme Pocahontas.

. Concurso

Criado em 2016, o Concurso 'Faça (a sua) parte!' é uma parceria firmada com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que tem como objetivos entender, conceituar e estimular o debate sobre a importância dos recursos públicos e sua utilização de forma sustentável e o papel do controle social na fiscalização de sua boa aplicação.

Em 2025, o Concurso ‘Faça (a sua) Parte’ lançou o desafio a alunos do Ensino Médio, matriculados nas escolas da rede pública estadual, a formarem grupos de três pessoas para compor uma música inédita (letra e melodia) sob orientação de um professor, colocando em seu conteúdo um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 12 – Consumo e produção responsáveis; ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima; ou ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes).

Com a cooperação entre o TCESP e a pasta da educação, o certame tem como preceito abordar conceitos de sustentabilidade, controle social e cidadania para os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, além de valorizar a importância da continuidade dos trabalhos realizados pelos alunos, de modo que a interação não se encerre com a participação no Concurso, sendo um trabalho sistemático e contínuo.

Acesse a galeria de fotos no Flickr